NOTA DE PESAR

 

 

Nota de pesar e indignação

O Movimento Nacional dos Radialistas manifesta indignação e se solidariza aos familiares do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, brutalmente assassinados no Vale do Javari, no oeste do Amazonas, em pleno exercício de suas atividades. Clamamos por justiça com a sociedade brasileira e a comunidade internacional.

 Que os órgãos do governo federal apure com transparência e rigor mais esse crime que macula o verde da bandeira nacional, acentuando ainda mais o sentimento de impunidade. Até quando? A quem interessava a emboscada que envolveu Bruno e Dom? Quem protege a atividade ilegal da pesca na Amazônia? Faltou pro atividade dos órgãos fiscalizadores? Perguntas que não se calam e ecoam mundo afora.

Crimes como esse se repetem, em tempo e espaço diferentes, em território brasileiro. Seja na atividade mineradora clandestina, seja com o tráfego de drogas na região, seja com outros tantos ativistas guardiões da floresta literalmente abatidos de forma covarde, com armas de caça, muitas vezes sem se quer terem a identificação dos criminosos e/ou a punição. É preciso dar um basta nessa escalada de crimes sem atores e possíveis mandantes.

O Movimento Nacional dos Radialistas não se contentará aos olhos atentos do mundo, com conclusões imediatistas e relatórios prematuros, até que os fatos sejam devidamente apurados e esclarecidos juntos aos órgãos competentes da justiça brasileira. Nosso pesar e indignação.

Movimento Nacional dos Radialistas / Sintert MG