CAMPANHA SALARIAL 2020

 

O SINDICATO DOS RADIALISTAS DE MINAS GERAIS E O SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE MINAS GERAIS SE REUNIRAM ONTEM (15/10/20) PELA PRIMEIRA VEZ COM O SINDICATO DAS EMPRESAS PROPRIETÁRIAS DE RÁDIOS E TELEVISÕES (SERT/MG) NA CAPITAL E INTERIOR PARA DISCUTIR A CAMPANHA SALARIAL DESTE ANO, CUJAS NEGOCIAÇÕES FORAM SUSPENSAS PELOS PATRÕES EM ABRIL DEVIDO À PANDEMIA. 

NA CAPITAL, NÃO FOI APRESENTADA NENHUMA PROPOSTA OFICIAL PARA A RECOMPOSIÇÃO DAS PERDAS INFLACIONÁRIAS E AUMENTO REAL E NEM PARA O ABONO. UMA NOVA REUNIÃO FOI AGENDADA PARA O DIA 29/10/20.

NO INTERIOR, A PROPOSTA APRESENTADA PELOS PATRÕES PARA OS DOIS SINDICATOS É DE NENHUM AUMENTO E NEM AO MESMO A REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO DO PERÍODO DA DATA-BASE QUE É DE 3,31%%. O SINDICATO PATRONAL INDICOU QUE CONCORDA APENAS COM A RENOVAÇÃO DAS CLÁUSULAS SOCIAIS QUE NÃO IMPLICAM EM DISPÊNDIO FINANCEIRO, OU SEJA, SEM AUMENTO OU REPOSIÇÃO SALARIAL, A PRÓXIMA REUNIÃO ESTÁ PREVISTA PARA O DIA 22/10/20.

 AS REUNIÕES COM OS SINDICATOS OCORRERAM NA MESMA DATA, MAS EM HORÁRIOS SEPARADOS.

A DESCULPA DESSE ANO É A MESMA USADA TODOS OS ANOS ANTERIORES PARA NÃO CONCEDER REAJUSTES: DIFICULDADES FINANCEIRAS, AGORA AGRAVADAS PELA PANDEMIA.  REPRESENTANTES DAS EMPRESAS PRESENTES NA REUNIÃO ONLINE DISSERAM QUE NÃO HÁ GARANTIA NEM MESMO DE QUE ESSE ANO SEJA PAGO O ABONO, UMA CONQUISTA HISTÓRICA DOS JORNALISTAS E RADIALISTAS MINEIROS, PAGA HÁ DÉCADAS PELOS RÁDIOS E TELEVISÕES DA CAPITAL AOS TRABALHADORES.

OS DOIS SINDICATOS LEMBRARAM AOS PATRÕES DA IMPORTÂNCIA DA REPOSIÇÃO AO MENOS DA INFLAÇÃO, POIS TUDO ENCARECEU NO ÚLTIMO ANO, E DESTACARAM AINDA QUE APESAR DA PANDEMIA, AS EMPRESAS CONTARAM COM A AJUDA DO GOVERNO FEDERAL PARA PAGAR SALÁRIOS, PUDERAM SUSPENDER CONTRATOS E AINDA ECONOMIZARAM COM CUSTOS DE INSUMOS COMO LUZ, ÁGUA, INTERNET E TELEFONE QUE FORAM ASSUMIDOS PELOS JORNALISTAS E RADIALISTAS QUE FORAM COLOCADOS EM TELE TRABALHO.

OS SINDICATOS COBRARAM UMA PROPOSTA PARA O ABONO, PARA A MELHORIA DO SALÁRIO E DO PISO, EXTREMAMENTE ACHATADOS, AJUDA DE CUSTO PARA QUEM ESTA EM CASA TRABALHANDO, EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA, PROTOCOLO DE SEGURANÇA PARA A PANDEMIA E REGRAS PARA DISCIPLINAR O TRABALHO REMOTO CONFORME NOTA TÉCNICA EXPEDIDO NO COMEÇO DESDE MÊS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO.

SINTERT MG