GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL

Sindicatos convocam jornalistas e radialistas para a Greve Geral nesta sexta

 

O Sindicato dos Jornalistas e o Sindicato dos Radialistas conclamam os jornalistas e radialistas mineiros a participar ativamente da Greve Geral nesta sexta-feira 28/4. O protesto contra as reformas da previdência e trabalhista está sendo convocado por todas as centrais sindicais em todo o país e contará com adesão expressiva de inúmeras categorias.

Também os jornalistas e radialistas estão decidindo participar do protesto e demonstrar de várias formas sua insatisfação com as reformas. O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Kerison Lopes, e o diretor do Sindicato dos Radialistas Valdir Costa reuniram-se na tarde desta terça 25/4 para acertar detalhes da mobilização conjunta.

Em Belo Horizonte, a paralisação atingirá as redações da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. Nas duas emissoras o clima é de mobilização, diferentemente do que aconteceu em protestos anteriores.

Os trabalhadores da Rede Minas decidiram parar parcialmente, mantendo 30% de funcionamento, por se tratar de serviço público. “A adesão foi discutida em reuniões setoriais, via e-mail e em grupos de whatsapp”, informa a jornalista Brenda Marques. Ela disse que a redação discutiu também como trazer a pauta da greve para o jornalismo da emissora e dar visibilidade à luta. “Temos o compromisso público de informar a população”, explicou.

Os trabalhadores da Rádio Inconfidência farão assembleia na tarde desta quarta 26/4 para decidir como será a paralisação. O clima de adesão ao protesto ficou evidente em reunião com o Sindicato dos Jornalistas realizada na segunda-feira 24/4. “Existe um grande apoio à greve, os trabalhadores estão dispostos a parar”, informa a jornalista Lina Rocha, acrescentando que é a primeira vez que os jornalistas se mobilizam coletivamente. A direção da empresa já tem conhecimento da adesão. “A intenção é aderir e demonstrar nossa indignação com essas reformas.”

Em outras redações os jornalistas também vão aderir. A intenção é garantir ampla cobertura do protesto e ao mesmo tempo demonstrar que também são contra as reformas da previdência e trabalhista. A orientação dos sindicatos é que aqueles que trabalharem vistam preto para expressar solidariedade aos grevistas. Os jornalistas estão combinando de se encontrar na sede do Sindicato a partir das 9h e se dirigem juntos para a manifestação.

Participe da Greve Geral!

Manifeste sua adesão ao protesto vestindo preto no dia 28!